Museu do Fado

Peditório de Nossa Senhora da Atalaia. Representação do Lundum

A.P.D.G.,“Begging for the Festival of N. S. D’Atalaya”. In Sketches of Portuguese Life…, Londres: Geoffrey B. Whitaker, 1826 (réplica)

Apesar de desconhecermos qualquer representação iconográfica explícita da dança do Fado no Brasil, uma cena representada do lado direito da imagem Negroes begging for the Festival of N. S d’Atalaya, reproduzida em Sketches of Portuguese Life manners costume, de 1826, parece corresponder à coreografia, à luz dos relatos dos viajantes estrangeiros. Segundo o autor, no início do século XIX, o lundum (dança africana introduzida pelos escravos em Portugal no século XV e no Brasil no século XVII) , pelos escravexercia um fascínio transversal à sociedade portuguesa, fosse cultivado pelas elites, fosse dançado em contexto popular: The common people in Portugal are so fond of the landum that even at an advanced age they experience a strong sensation of delight on earing the measure played on the guitar. I shall never forget having once seen a mummy-like old woman of eighty years of age rising from the floor which she was scrubbing on hearing a barber strike up the tune, and begin to accompany the air with contortions to which age had left no other character than unmingled disgust. I have been assured that both negroes and Portuguese have been known to dance themselves into a state of frenzy and even into convulsions… . (As pessoas comuns em Portugal gostam tanto do landum que, mesmo numa idade avançada, experimentam uma forte sensação de prazer ao ouvir a medida tocada na guitarra. Nunca me esquecerei de ter visto uma velha mulher, de oitenta anos, que parecia uma múmia, levantando-se do chão que estava a esfregar ao ouvir um barbeiro tocar a música e começar a acompanhar no ar com contorções que a idade não deixara mais. Tenho a certeza de que tanto negros como portugueses têm sido conhecidos por dançar em um estado de frenesi e até mesmo em convulsões ... ).

(In A.P.D.G., Sketches of Portuguese Life, Manners, Costume and Character, Illustrated by twenty coloured plates, London, Printed for Geo. B. Whittaker, Ave Maria, Lane, 1826, pág. 288)


Seleção de peças e texto: Sara Pereira

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