Museu de São Roque (SCML)

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa possui uma valiosa coleção de arte antiga, composta por excecionais obras dos melhores artistas portugueses, dos séculos XVI ao XVIII. Esta coleção é fruto da entrega, pelo Rei D. José I, da Casa Professa de São Roque (sede da Companhia de Jesus) e de diversas benemerências que têm sido, nos últimos cem anos, oferecidas à instituição.

Três peças do seu património, de dois séculos diferentes, mostram a representação do homem africano e, consequentemente, o entendimento que a cultura europeia, nomeadamente a portuguesa, teve desta comunidade.

A primeira é a Adoração dos Reis Magos de Gaspar Dias (c. 1570), pintor régio do Rei Dom Sebastião, onde o negro é representado na figura de Baltazar que, juntamente com os outros reis magos, oferece presentes ao Menino Jesus. Na Pregação de São Francisco Xavier nas ruas de Goa, da autoria de André Reinoso, (c. 1619) são representados dois negros, de tronco nu, com um crucifixo ao peito, símbolo da sua cristianização, que escutam com atenção o sermão do santo e debatem entre si os conhecimentos adquiridos.

Na Capela da Sagrada Família, propriedade de uma confraria (que reunia, apenas, a mais ilustre aristocracia portuguesa), André Reinoso também pintou uma esplêndida Adoração dos Reis Magos, onde é dado um grande protagonismo e valorização a Gaspar, pelo tratamento dos seus panejamentos, ornamentados com ricos brocados e uma espada de aparato.

Na sua forma de representação, o homem africano surge valorizado devido à sua integração na fé cristã, sendo entendido como tendencialmente bom, dado que era um pagão inocente a quem não havia sido apresentada a verdade do Evangelho e que facilmente seria convertido, se tal fosse concretizado pelas missões católicas.



1. Adoração dos Reis Magos

Gaspar Dias (atr.)

c. 1570

Óleo sobre madeira,

Dim.: 1600 x 1330 mm

Museu de São Roque, Lisboa. Inv Pin 57


2. Pregação de São Francisco Xavier nas ruas de Goa

André Reinoso (atr.)

c. 1619

Óleo sobre tela

Dim.: 1040 x 1650 mm

Sacristia da Igreja de São Roque, Lisboa

Museu de São Roque, Lisboa. Inv Pin 96


3. Adoração dos Reis Magos

André Reinoso (atr.)

c. 1634

Óleo sobre tela,

Dim.: 3140 x 2510 mm

Igreja de São Roque, Capela da Sagrada Família

Museu de São Roque, Lisboa. Inv Pin 86


Seleção de peças e texto: Teresa Morna

Adoração dos Reis Magos

Museu de São Roque

Peças e Documentos

  • PIN.096.JM.20062.jpg
  • PIN.0862.jpg
  • PIN.057.JM.20072.jpg